sábado, 6 de fevereiro de 2010

CAVALOS


Cavalos

Até hoje, muito embora algumas tentativas, o cavalo ainda não pode ser substituído por máquinas nas lidas de campo.
Estas ajudam muito, mas ainda não podem fazer o que o cavalo faz, como por exemplo, um aparte no rodeio ou numa porteira de mangueira. Além disso, o cavalo é o ingrediente que maiores belezas e alegrias produzem dentro dos trabalhos de uma estância. Ë belo, é ágil, é inteligente, é dócil, é veloz, é vaidoso, é forte, enfim nos proporciona momentos de verdadeiro encantamento, principalmente quando, em seu lombo, praticamos as mais difíceis, porém mais emotivas e alegres lidas, como o tiro de laço e o aparte, que hoje os "Crioulistas"apelidaram de "Paleteada" .
Convença-se, pois, que você jamais poderá deixar de possuir alguns, porá apoder desempenhar a contento suas atividades e, sobretudo, para poder usufruir a felicidade que eles sem dúvida alguma vão proporcionar-lhe. Confira e verá!
Existem muitas raças. Aqui no Estado do Ro Grande do Sul cria-se:1) Inglês, 2)Árabe, 3)Crioulo, 4)Quarto de Milha, 5) Manga larga, 6)Percheron, etc.

Suas principais características são:

1.Inglês: Muito altos, extremamente velozes, não se prestam muito para a lida campeira, são apropriados para carreiras de tiro longo;
2.Árabe: Altos, muito ágeis, finos de corpo, belíssimos, porém também não são aconselháveis para o campo porque são extremamente nervosos e exageradamente delgados;
3.Crioulo: São os mais rústicos dos aqui enumerados, engordam em qualquer campo, são pequenos, mas grossos e fortes, favorecendo as manobras rápidas e em espaços reduzidos, não dependem de trato suplementar além do campo. São os cavalos ideais para serviços com o gado;
4.Quarto de Milha – Muito velozes em tiros curtos de até 400 metros, prestam-se muito bem para o tiro de laço, porém perdem para o Crioulo na rusticidade porque dependem sempre, de alguma ração suplementar além do campo. São um pouco maiores que os Crioulos;
5.Manga Larga – Boníssimos para longas viagens, em face do seu bom cômodo e da velocidade que desempenham, geralmente são "marchadores" o que os fazem perder para o Crioulo num espaço vital: o pique da arrancada. O Crioulo, por ser geralmente de trote arranca com mais rapidez em face da posição das patas que, no trote, estão mais próximas umas das outras;
6.Percheron – Insuperável na força são apropriados para tração.
Diante das principais características enumeradas acima você naturalmente já deduziu a raça que mais lhe convém.
Ao iniciar sua nova atividade você, deveria adquirir algumas éguas, que, além de servirem para o trabalho também servirão para dar-lhe novos cavalos, assim sua estância faria naturalmente a renovação da cavalhada. No entanto não exagere na quantidade, porque um eqüino come por 2 ou 3 vacas, além de pastar noite e dia, ainda arranca algum pasto com a raiz.
O conceito generalizado entre os estancieiros antigos era de possuírem centenas e até milhares de eqüinos. Conheci uma proprietária, em Mostardas, Maria Joaquina Osório Velho, que chegou a possuir 2.000 animais cavalares. Meu pai, enquanto criador de certa escala, nunca teve menos de 200 eqüinos, apenas por puro prazer e um certo orgulho.
Hoje, salvo em Cabanhas especializadas em criação de cavalos, isto é absolutamente anti-econômico.

Pêlos

Já que dedicamos um capítulo aos Cavalos, seria imperdoável não falarmos sobre os seus variadíssimos pêlos. Dado a sua grande importância, dedico-lhe em capítulo especial.
O assunto é polêmico porque encerra muitas diferenças entre as várias regiões do Rio grande. Além disso, existe ainda, enorme discrepância entre as linguagens militar ou turfistas e a da gauchada campeira, que jamais chamou o cabalo zaino de castanho...
Por outro lado alguns animais possuem em seu corpo mais de uma pelagem, o que dificulta a identificação.
É oportuno lembrarmos, também, que até um ano e meio a dois anos de idade alguns eqüinos mudam a pelagem, só atingindo a definitiva a partir daí.
Como me propus, neste modesto trabalho, a transmitir aos leigos alguns ensinamentos, coerentemente permanecerei dentro desta linha, respeitando sempre o regionalismo crioulo.
São, pois, os seguintes pêlos:

*ALAZÃO: vermelho – claro alaranjado.
*AZULEGO: azulado, com uma ou outra mancha branca.
*BAIO: cor de café com leite fraco.
*BAIO CABOS – NEGROS: com pernas, crina e cola pretas.
*BAIO ENCERADO: café com leite forte e manchas arredondadas e levemente mais escuras.
*BAIO CEBRUNO: café com leite forte e argolas pretas nas quatro patas.
*BAIO RUANO: café com leite bem desmaiado e crina e cola brancas.
*BRANCO: totalmente branco
*BRAGADO: totalmente coberto de manchas brancas, vermelhas ou pretas embaralhas e indefinidas, dando a apar6encia de um buquê de flores.
*COLORADO: vermelho.
*COLORADO PINHÃO: vermelho carregado, quase encarnado.
*DOURADILHO: vermelho bem claro, que brilha quando exposto ao sol
*GATEADO: café com leite forte ou marrom fraco.
*GATEADO ROSILHO: com pintinhas brancas.
*LUBUNO: cinza
*MALACARA: geralmente cavalos vermelhos que tiverem, à frente da cabeça, uma mancha vertical, dos olhos até o focinho (outros pêlos que tiverem a mesma macha normalmente não são tratados como Malacara).
*MOURO: pequenas pintas brancas sobre o fundo preto.
*OVEIRO: manchas grandes, brancas, vermelhas ou pretas, arredondadas.
*PAMPA: o cavalo que tiver toda a cabeça branca.
*PANGARÉ: café com leite, com barriga e focinho brancos.
*PICAÇO: todo preto com qualquer mancha branca e em qualquer lugar.
*PRETO: totalmente preto
*ROSILHO: pintas brancas sobre o fundo vermelho.
*ROSILHO PRATEADO: rosilho, com a anca quase branca.
*ROSADO: é como na Serra denominam o Bragado.
*RUANO: vermelho claro e crinas e cola brancas.
*TOBIANO: faixas largas e bem definidas, brancas e vermelhas ou brancas e pretas, em geral dispostas verticalmente.
*TOBIANO ROZILHO: quando as faixas forem rosilhos.
*TOBIANO MOURO: quando as faixas forem do pêlo mouro.
*TORDILHO: fundo branco com pintas levemente mais escuras de um branco sujo.
*TORDILHO NEGRO: fundo branco com pintas de um preto desmaiado.
*TORDILHO VINAGRE: fundo branco sob pintas marrons.
*TOSTADO: cor de castanha madura.
*TOSTADO RUANO: A cor de castanha madura e crinas e cola brancas.
*ZAINO: marrom escuro
*ZAINO CRUZADO: marrom escuro e duas patas brancas desencontradas.
*ZAINO NEGRO: quase preto.
*ZAINO PINHÃO: puxado à cor de pinhão maduro.
*ZAINO TAPADO: o que não tem qualquer pinta branca.

Alguns animais possuem de 1 a 4 canelas brancas, independente da sua pelagem geral, estes são chamados de "calçados" (gateado calçado da 4 patas, etc.).

Fonte: Cyro Dutra Ferreira
Campeirismo Gaúcho – Orientações Práticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário