quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

HISTÓRICO DO CTG


Em Janeiro de 1986, nascia na cidade de Alvorada, o Grupo Folclórico Sentinelas do Pago. O grupo tinha a sua frente, os srs. Joacir Pereira e José Antônio Trindade Lemes, como organizador e diretor artístico respectivamente. Contava com quatro pares fundadores: Alcemar Ribeiro, Maria Celoi Trindade Lemos, Luis Alberto Torres, Fátima Helena Ribeiro, Adilson Trindade Lemos, Elaine Terezinha Torres Pereira, Daniel Antônio Torres Pereira, Janice Salazar.
Em Junho do mesmo ano, tiveram a idéia de criar um Centro de Tradições Gaúchas, que levaria o nome do grupo. Foi convidado para Patrão, o Sr José Farias e para capataz o Sr. Arno Dickel. No dia 06 de Setembro daquele ano foi realizado o 1º baile da nova entidade, no terraço da Empresa de Ônibus Soul, onde tomaram posse a primeira patronagem e as prendas de faixa.
1ª Prenda Mirim: Rossana Oliveira de Souza
1ª Prenda Juvenil: Elaine Terezinha Torres Pereira
1ª Prenda Adulta: Maria Celoi Trindade Lemes
Assim nascia o CTG Sentinelas do Pago, que tem sua sede na Rua Porto Alegre, 216 - Bairro Maria Regina - Alvorada/RS.
Em 1998, o Município de Alvorada passou por momentos de pânico, um grande temporal destruiu vários imóveis locais, inclusive nosso CTG. Mas apesar das dificuldades, com a ajuda da população local, dos comerciantes de entidades co-irmãs conseguimos reconstruir nosso Galpão.
Em dezembro de 2005 realizamos nosso 1º Rodeio, que em 2008 passou a chamar-se Rodeio Beno Scherner em homenagem a um de nossos patrões já falecido. Hoje o CTG é comandado pelo Patrão José dos Santos e conta com Invernadas Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário