sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010


HISTÓRIA DO MACRAMÉ

A palavra Macramé significa "nó". Há versões que dizem que a palavra vem do árabe, outras do turco, outras ainda do francês.

É uma arte que se originou na pré história, quando o homem aprendeu a amarrar fibras para se agasalhar e criar objetos. Macramé é um trabalho artesanal muito antigo que tem nos nós o seu ponto de partida. É uma técnica que trabalha vários tipos de fios com nós.

Sabe-se que o Macramé é uma arte nascida nos países árabes. O termo deriva provavelmente da palavra árabe “Migramah”, que significa “franjas e tramas ornamentais”. Segundo o dicionário Hawaiss da Língua Portuguesa, “Macramé é uma espécie de passamanaria de linha grossa ou barbante que se entrelaça formando variados nós e desenhos”.

Supõe-se que a arte de atar e trançar fios tenham sido introduzidos na Europa pelos árabes no séc. XVI, como atestam ricas e variadas franjas, bordas e rendas expostas em diversos museus. Na Itália e na Espanha do século XVI, usavam-se bainhas de macramé em paramentos eclesiásticos.

Essa arte surgiu, provavelmente, quando os navegantes do Oriente Médio começaram a fazer nós com as cordas dos navios para preencher o tempo durante as longas viagens pelo mar. Estes navegantes vendiam ou trocavam as peças de macramé nos portos distantes e passavam as tramas feitas com as cordas para suas esposas e filhas, que começaram a fazer o trabalho em fios de tecido desfiados e com linhas colocadas no tecido. Os espanhóis aprenderam essa arte com os mouros e divulgaram-na no sul da Europa no decurso do século XIV. Assim, aos poucos o Macramé foi se difundindo pelo mundo.

Com a industrialização o Macramé passou por uma fase de esquecimento. Só no século passado (XIX) é que foi retomado o uso dessa técnica e com isso ganhou uma variedade de nós e de artigos como barras de toalhas, franjas, cintos, etc.

No Macramé a agulha de crochê é usada para colocar as franjas e para dar o acabamento final no trabalho.

Todo trabalho é feito com nós usando somente as mãos. Elas são as principais ferramentas para a confecção dos nós. Só precisamos das mãos e das linhas para fazer o trançado. Os dedos vão cruzando os fios formando os nós e os desenhos. O resultado é surpreendente. Surgem da combinação dos nós desenhos geométricos em franjas decorativas. Mas é necessária muita atenção e paciência para confeccionar peças impecáveis.

O Macramé, além de ser uma excelente terapia, auxilia a coordenação motora porque exige muito o uso das mãos e principalmente os dedos. Ele é fácil de fazer, rápido e gostoso e você pode executar seus trabalhos aproveitando os momentos livres.

Ele é um trabalho que pode ser feito tanto por mulheres como por homens. Antigamente era feito exclusivamente por homens.

O trabalho de amarração de nós e franjas, desfiado do próprio tecido ou colocado fio para trançar, têm nomes diferentes conforme a região do País: Amarradinho, Amarrilho, Macramé, Abrólio ou Bróia.

No Rio Grande do Sul, o macramé é muito utilizado nas ceroulas que os peões usam por baixo dos chiripás.

Até hoje a arte de dar nós é muito apreciada pela habilidade do artesão e delicadeza do trabalho.


http://artes-variedades.webnode.com/blog/macrame/

Um comentário: